21.12.10

Mais constrangimentos do que oportunidades de melhoria

in Diário de Notícias

No conjunto das 300 escolas avaliadas em 2009/2010, as equipas da Inspecção-Geral da Educação (IGE) acabaram por identificar mais constrangimentos (53%) do que oportunidades (47%). A categoria mais citada, tanto para os aspectos positivos como negativos, foi a da "Rede escolar e acessibilidade".

Assim, ao mesmo tempo que medidas como a "construção de um novo centro escolar" ou a "renovação de uma escola secundária" mereceram elogios dos avaliadores, pelas melhorias trazidas à oferta de determinadas áreas, também não faltaram alertas relativos à fragilidade da oferta para muitas comunidades educativas.

Agrupamentos com "sobrelotação de alunos", sobretudo em escolas-sede, oferta "insuficiente" ao nível de salas para o pré-escolar e "inadequada" para assegurar as actividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo foram os exemplos mais citados.

Contrastes que não surpreenderam Adalmiro da Fonseca, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) para quem "as realidades do País ainda são muito distintas", com a renovação da rede pública a não beneficiar todos da mesma forma.

A escassez de recursos humanos, como auxiliares e psicólogos, e a "mobilidade do corpo docente" foram outros constrangimentos identificados . Já os contextos (socioeconómicos) pesaram mais pela positiva do que pela negativa.