17.4.15

Anje vai apoiar 10 projectos de negócio de base tecnológica

in Público on-line (P3)

O ponto de partida do programa passa por "familiarizar os jovens empreendedores com os desafios decorrentes da criação e desenvolvimento de um projeto empresarial"

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) abriu as candidaturas, até 26 de Abril, para o programa de aceleração de "start-ups", que apoia o lançamento no mercado de projectos de negócio através de uma "combinação inovadora de metodologias". Em antecipação à agência Lusa, a associação anuncia a realização, durante os meses de Maio e Junho, do ANJE Startup Accelerator (ASA), que "apresenta uma combinação inovadora de metodologias com provas dadas em programas de empreendedorismo internacionalmente reconhecidos com metodologias de estímulo à criatividade".

Com candidaturas abertas até 26 de Abril no site www.inovaportugal.com/asa e um número máximo de 30 projectos de negócio na primeira fase, o ASA vai "apoiar a constituição de 10 'startups' de base tecnológica", que receberão um apoio total de 22 mil euros, cinco mil euros em dinheiro e os restantes 17 mil euros em benefícios, incluindo ainda o prémio a incubação ANJE com duração de dois anos.

Segundo a informação avançada, o "ASA está aberto a candidatos estrangeiros, motivados pela criação de empresas em Portugal, numa lógica de atracção de investimento e inovação, mas também de atracção de talento e de estímulo ao estabelecimento de sinergias internacionais".

O presidente da ANJE, João Rafael Koehler, explicou à agência Lusa que este é "o único programa que integra quer a componente de "design thinking", quer a de "business thinking", para assim ajudar os empreendedores a perceberem como criar valor para os seus clientes, desenvolvendo produtos e serviços centrados na experiência dos utilizadores".

Quatro fases

O responsável garante que "este acelerador foi desenhado e pensado de acordo com as novas tendências de aceleração aplicadas nos mais competitivos ecossistemas de empreendedorismo a nível internacional". O ponto de partida do programa passa por "familiarizar os jovens empreendedores com os desafios decorrentes da criação e desenvolvimento de um projecto empresarial", recebendo os candidatos selecionados "apoio especializado ao nível da definição do plano de negócio, do financiamento do projeto, do desenvolvimento de produto, da relação clientes/mercado, da gestão de equipas, da legislação aplicável à atividade económica, do "marketing" e da comunicação".

Os dois meses de duração do Asa estão divididos em quatro fases, sendo a primeira a selecção dos candidatos, a que se seguem um conjunto de "workshops", no intervalo dos quais os 30 escolhidos vão desenvolver trabalhos de aplicação. "O trabalho desenvolvido permitirá aos mentores selecionar 10 equipas, anunciadas a 26 de março, para participarem na terceira fase, aquela em a aceleração do ASA será efetivada", explica a ANJE. O ASA — ANJE Startup Accelerator é uma iniciativa promovida pela ANJE no âmbito do PIP — Projecto Inovação Portugal, programa de empreendedorismo cofinanciado pelo QREN — Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do Compete — Programa Operacional Fatores de Competitividade.