23.4.15

Milhões correm risco de pobreza na Europa

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

«O número de pessoas desempregadas é ainda muito elevado e há milhões de pessoas a viverem na pobreza ou em risco de pobreza», alerta a Cáritas Europa

Seis anos depois do início da crise, em 2008, são «ainda evidentes as marcas deixadas nas populações e nas economias» da União Europeia, indica o relatório «O aumento da pobreza e das desigualdades – Modelos sociais justos são necessários para a solução». O documento é da Cáritas Europa e aborda os efeitos da crise. «Para além de enormes níveis da dívida com muito pouco crescimento económico, o número de pessoas desempregadas é ainda muito elevado e há milhões de pessoas a viverem na pobreza ou em risco de pobreza», indicam os autores do relatório.

No documento é feita uma análise e monitorização da situação dos «principais países afetados pela crise»: Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Roménia, e Espanha. O relatório reúne contributos de cada um destes Estados e é resultado do trabalho no terreno desenvolvido pelas Cáritas locais.

Depois da sua apresentação oficial, em Roma (Itália), no início do mês de fevereiro, Jorge Nuño Mayer, secretário-geral da Cáritas Europa, vai deslocar-se a Portugal para apresentar os resultados do estudo. A sessão está agendada para quarta-feira, 22 de abril.

No mesmo dia, a Cáritas Portuguesa vai promover um espaço de diálogo e debate em torno relatório. O debate será moderado por Luís Ferreira Lopes, jornalista, e contará com a participação de diferentes personalidades, de vários quadrantes políticos e ideológicos. Através desta iniciativa, organização pretende «alertar para as consequências, as que ainda são evidentes, e as que ainda vão surgir».