24.4.15

"Crianças agredidas e deixadas à fome"

Por Alexandre M. Silva, Pedro Galego, in Correio da Manhã

As crianças do lar infantil de Reguengos de Monsaraz não foram apenas alvo de agressões, também passaram fome como forma de castigo por maus comportamentos. Nos últimos anos, as alegadas vítimas da diretora Vânia Pereira relataram os maus-tratos aos familiares – que apresentaram as primeiras queixas em 2010.

"Devido às agressões, a minha filha fugia do lar. Quando regressava, tiravam-lhe a comida como castigo. Ela confessou-me que passava fome. Os telefonemas e as visitas eram todas controladas para não nos passarem informação", disse ao CM a mãe de uma das crianças da instituição, que preferiu o anonimato com receio de represálias.

Esta situação é também confirmada por Natália Silva, autora da primeira queixa contra a diretora técnica, há cinco anos, no posto da GNR de Reguengos. "O meu filho foi algemado na despensa e não me deixavam sequer vê-lo. Era agredido à bofetada e tiravam-lhe a comida do prato", diz a mulher, que só descansou quando há dois anos conseguiu mudar o filho de instituição. Vânia Pereira, de 34 anos e psicóloga, foi detida a 14 de abril, indiciada pelos crimes de maus-tratos e abuso sexual de menor.

Os pais das alegadas vítimas denunciam ainda a prática de agressões e de castigos violentos por parte de outros funcionários do lar. "Se não está mais ninguém a ser investigado, devia ser. As crianças também foram maltratadas por outras pessoas", referiu Natália, que vai prestar este depoimento ao Ministério Público.

Sob Vânia Pereira – que está com pulseira eletrónica e que foi suspensa de todas as funções – recaem ainda suspeitas de irregularidades nas contas do Lar de Nossa Senhora de Fátima, onde trabalhava desde 2008. A psicóloga está impedida de contactar os menores.