19.2.18

Envelhecimento e qualidade da justiça são os principais desafios para 2018

in Público on-line

Universidade Católica inquiriu 25 mil pessoas para apurar quais são os princípais desafios para este ano.

O envelhecimento da população e a qualidade da justiça são os principais desafios para Portugal em 2018, segundo os resultados de um inquérito, divulgado nesta segunda-feira, da responsabilidade da Universidade Católica.
De acordo com o inquérito 2018-Desafios para Portugal, 54,5% dos inquiridos refere que o envelhecimento da população é um dos principais desafios, seguido pela qualidade da justiça (54,3%), competitividade (45,7%) e burocracia (39,5%).

Envelhecimento coloca pressão acrescida ao mercado de trabalho

Por sua vez, 37% das pessoas que responderam ao inquérito mostram-se preocupadas com a dependência do Estado.
O estudo revela também que questões ligadas à formação e capacitação de quadros (18,8%), igualdade de género (18,8%) e responsabilidade social (13,2%) figuram nos últimos lugares da tabela de desafios propostos.

Em declarações à Lusa, o reitor da Católica Business & Economics, considerou que algumas respostas, "como o envelhecimento da população e a competitividade", já eram esperadas.
"Competitividade em si tem muito a ver com a burocracia. A ineficiência dos nossos tribunais é um grande entrave à competitividade", exemplificou Nuno Fernandes.

Segundo o responsável, os resultados obtidos revelam que "está na altura" das empresas se prepararem para uma nova realidade, a de ter "três gerações a trabalhar em conjunto na mesma empresa".

De modo a trabalhar alguns destes desafios a Católica lançou nesta segunda-feira a iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, que tem como objectivo fazer chegar a investigação produzida à sociedade empresarial.

Para a realização deste estudo, a instituição inquiriu 25 mil pessoas entre os 17 e 71 anos, dos quais, 43% são licenciados, 28% concluíram o secundário, 25% são mestres, 2% doutorados e 2% têm o ensino básico. Entre os inquiridos com ensino superior, verifica-se que a maioria pertence a áreas ligadas a Economia e Gestão.