5.2.18

A UE pediu e 62 mil jovens apresentaram propostas para o futuro da Europa

in TSF

O processo foi longo. Começou há seis anos com o lançamento do projeto "Nova Narrativa para a Europa" e culminou agora num conjunto de doze propostas.

O Comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, recebeu esta semana um grupo de jovens para debater pontos de vista sobre o futuro da Europa e a forma de melhor ter em conta as suas prioridades.

No encontro que decorreu esta semana, em Bruxelas, uma centena de jovens vindos de toda a Europa apresentaram propostas concretas sobre a forma de dar à Europa um futuro mais auspicioso, na sequência dos debates no contexto da iniciativa "Nova Narrativa para a Europa".

As recomendações apresentadas coincidiram com os resultados de um novo inquérito Eurobarómetro, que mostra que a participação dos jovens em atividades de voluntariado, organizações e eleições tem vindo a aumentar nos últimos anos.

A cerimónia de encerramento da iniciativa "Nova Narrativa para a Europa" reuniu as conclusões dos debates dos jovens ao longo dos últimos dois anos, altura em que o projeto passou para a fase de concretização.
Marta Reis, uma das jovens que assinou as propostas que pretendem contribuir para uma "Nova Narrativa para a Europa"

A "Nova Narrativa para a Europa" envolveu cerca de 62 mil jovens, entre os quais alguns portugueses, que na última fase do projeto reuniram doze propostas concretas sobre o futuro da Europa, divididas em quatro áreas: liberdade de circulação e segurança, participação cívica, ambiente e emprego.

Marta Reis é uma das jovens portuguesas que integraram a iniciativa. Em entrevista à TSF, explica que não se sente um "caso raro" ao envolver-se ativamente em projetos de caráter cívico. Considera mesmo "que se os jovens forem convidados a ter uma voz ativa, as colaborações surgem de forma espontânea". Até porque, acrescente Marta Reis, "os jovens têm acesso a muita informação, o problema é que depois não a sabem filtrar".
No grupo no qual este inserida, Marta Reis tratou de questões relacionadas com o emprego jovem, nomeadamente os estágios não remunerados que muitas vezes são utilizados de forma abusiva por parte de quem integra jovens numa primeira experiência profissional.

Ao longo do projeto, Marta Reis diz ter constatado um espírito positivo quanto ao futuro da União Europeia, uma vez que "os jovens das várias nacionalidades sentem que há um sonho comum. Todos vêm a Europa como um lar comum".

No final da apresentação das doze propostas, os jovens receberam a promessa que esta não foi um mero exercício teórico, em breve, a Comissão Europeia promete transformar algumas destas ideias em recomendações que terão como destino os estados membros da União Europeia.