21.2.18

Penamacor: Nova Associação propõe-se a trabalhar com os jovens do concelho

Diario Digital Castelo Branco

Nasceu no dia 12 de Outubro de 2017 uma nova associação juvenil no Concelho de Penamacor: a Associação Jovens Xendros em Movimento (AJXM).

Tem como principal objectivo dar reconhecimento aos jovens do concelho de Penamacor através de actividades e projectos ludo-didáticos, actuando em áreas cruciais como o ambiente, o desporto, a cultura e a formação/educação.

A AJXM surge numa altura em que os jovens que a compõem são praticamente todos estudantes universitários e aliaram o seu sentido empreendedor à vontade de fazer algo pelos jovens desta vila. Todos os elementos dos corpos sociais têm residência nas Freguesias do Concelho.

As atividades a desenvolver pela associação estão abertas a toda a comunidade juvenil do concelho de Penamacor.

Voluntariado, actividades nas pausas de períodos lectivos e promoção da saúde e do desporto são algumas das áreas em que a associação se propõe a actuar.

A AJXM está disponível para participar em parcerias com outras entidades locais, bem como em estabelecer uma boa relação com as escolas do concelho, com o intuito de desenvolver atividades nestas.

A associação solicitou a adesão ao Conselho Municipal de Juventude, órgão consultivo do município ao qual compete pronunciar-se sobre matérias relacionadas com a política municipal de juventude e solicitou um espaço
para laborar em Aldeia do Bispo, Freguesia do Concelho de Penamacor. A escolha desta Freguesia prende-se com o facto de a maioria dos jovens serem Xendros, habitantes/residentes em Aldeia do Bispo.