20.2.18

Teodora Cardoso apela a mais empenho ao olhar para o longo prazo

in Negócios on-line

A presidente do Conselho de Finanças Públicas manifestou-se hoje preocupada com o problema demográfico e de produtividade que afecta Portugal, apelando aos governantes o mesmo empenho para olhar para o longo prazo do que para o curto prazo.

"No futuro próximo, uma vez atingido o pleno emprego, esgotando o efeito cíclico da retoma, o crescimento da economia terá de assentar em dois factores: o aumento da população activa e/ou o crescimento da produtividade. Em ambos os casos o panorama com que nos defrontamos é preocupante e muito exigente", disse a economista hoje no parlamento.

Teodora Cardoso foi hoje ouvida no grupo de trabalho no âmbito da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, relativamente à avaliação do endividamento público e externo.

"O problema demográfico e da produtividade não se resolvem espontaneamente, tem que haver políticas", insistiu a responsável aos deputados, referindo que não há em Portugal nenhuma investigação nesta área e que os modelos de outros países não poderão ser simplesmente replicados.

"É preciso muito mais trabalho estrutural", sublinhou.

É necessário, de acordo com a economista, antes de mais, vontade em reconhecer o problema, e "não interessa de quem foi a culpa", diagnosticá-lo e procurar soluções.

"Os problemas não são insolúveis e nós já mostrámos que somos capazes de resolver os problemas e o nosso problema é mais o médio longo prazo e não o simples curto prazo", disse a economista, destacando, pela positiva, o facto de a retoma não ter sido acompanhada do agravamento do défice externo, "tendo antes assentado em grande parte no comportamento favorável das exportações".

"É necessário agora desviar para os problemas de fundo o esforço e a determinação habitualmente aplicados na solução das crises de curto prazo", acrescentou.

Segundo Teodora Cardoso, além da queda da população em idade activa, o problema demográfico português resulta do decréscimo da percentagem de indivíduos entre os 0 e os 14 anos (de 27% para 14% da população total entre 1976 e 2015) e no aumento do peso da população com idade igual ou superior a 65 anos para quase o dobro (de 10,5% para 20,5% no mesmo período).

A retoma cíclica não está ainda concluída e havendo ainda espaço para o aumento adicional do emprego, ao mesmo tempo que a conjuntura internacional favorável deverá manter-se, impõe-se "dar prioridade à inversão daquelas tendências porque dela depende a capacidade de atingir objectivos mesmo modestos de crescimento económico".

Como a experiência passada demonstra, sinalizou, o aumento das despesas públicas não resolve estes problemas.

"No curto prazo facilita a retoma cíclica, mas desvia o investimento privado para actividades que não promovem a produtividade, ao mesmo tempo que ignora a demografia. Esta, por seu lado, exerce uma pressão crescente sobre as despesas públicas, que se repercute no saldo primário se nada for feito do lado da produtividade", avisou.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), António Correia de Campos, igualmente ouvido na sessão referiu também a necessidade de uma "visão estratégica" para resolver o problema da dívida portuguesa.

"Precisamos de saber muito mais sobre a produtividade e sobre as produtividades sectoriais, olhando transversalmente para a questão", exemplificou o ex-ministro da Saúde.

Para Correia de Campos, cuidar do futuro é cuidar do clima, da demografia, do acolhimento dos imigrantes, entre outros, questões que só serão resolvidas com mais estudos.