10.8.23

Salário médio subiu 2,4% no segundo trimestre: privado beneficiou mais do que o público

Sónia M. Loureiro, in Expresso

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador em Portugal aumentou 6,7% em termos nominais no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Mas, considerando o impacto da inflação, o aumento ficou pelos 2,4%

Após quedas sucessivas em termos homólogos desde o final de 2021, o salário médio real em Portugal aumentou no segundo trimestre, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira. Isto significa que o aumento em termos nominais superou a inflação registada no mesmo período, levando a uma subida do poder de compra.

O INE destaca que se trata da segunda vez consecutiva em que são registados aumentos reais nas remunerações desde novembro de 2021: a primeira aconteceu no trimestre terminado em maio, a segunda foi no trimestre terminado em junho, que corresponde ao segundo trimestre do ano.

Verificaram-se ganhos reais tanto no sector privado, como no sector público. Mas, não da mesma ordem. Enquanto o salário médio no privado subiu 3,1% em termos reais, na Administração Pública a subida ficou pelos 2,2%.



Notícia em atualização