25.9.23

Aumentos salariais: propostas da Confederação dos Empresários são "ousadas e ambiciosas”

in SIC

As medidas avançadas pela CIP preconizam aumentos salariais de 14,75%, além de outras alterações que podem chegar aos cerca de 20%. Luís Marques Mendes diz que Governo e parceiros sociais "deviam ter abertura para negociar".


pagamento de um 15.º mês aos trabalhadores e o aumento de 14,75% dos salários. A organização pretende que estas medidas integrem o Orçamento do Estado (OE) de 2024 e que representem uma subida superior à anunciada pela CGTP.

São propostas que podem ser, ou não, integradas no OE de 2024, mas só o anúncio surpreende. As medidas avançadas pela CIP, no que concerne aos salários, preconizam um aumento de 14,75%, além de outras alterações que podem chegar aos cerca de 20%.

As sugestões da confederação são ousadas, tendo em conta o comportamento habitual do patronato no que toca ao aumento das retribuições. Tem proposto, normalmente, valores abaixo dos pedidos pelas centrais sindicais, nomeadamente pela CGTP que, para 2024, reivindica subidas de, pelo menos, 15% num mínimo de 150 euros para todos os trabalhadores. O que pressupõe que a abertura dos empresários só será concretizada se também tiverem abertura do Governo para outras contrapartidas.
Luís Marques Mendes mostra-se surpreendido

Mesmo assim, surpreendeu até o comentador da SIC, Luís Marques Mendes, que, no seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, afirmou que estas são propostas “inovadoras, ousadas e ambiciosas”.

Apontou ainda que o Governo e os parceiros sociais “deviam ter abertura para negociar”, apesar de garantir que estes “são pontos de partida muito importantes”.

As reuniões bilaterais do Governo com os parceiros sociais decorrerão ao longo desta semana. A UGT e CGTP têm encontros agendados já esta segunda-feira.