21.9.23

Vacinas contra gripe e covid-19 sem receita e gratuitas. Agendamento já pode ser feito

Ana Mafalda Inácio, in DN


Vacinação começa a 29 de setembro. Desta vez, nas farmácias, havendo 2300 que já se inscreveram na plataforma onde ficará a saber se a do seu bairro participa neste processo e onde poderá agendar a sua administração. Ordem dos Farmacêuticos diz estar tudo pronto e que a única preocupação "é acabar com o mito de que a vacina da covid já não é necessária".


Oque tem de diferente o processo de vacinação contra a gripe e covid-19, este ano? Pois bem, segundo a Ordem dos Farmacêuticos, (OF) não é muita coisa, mas acredita-se que seja "mais cómodo para os utentes", referiu ao DN o secretário-geral da OF, Ricardo Santos. Desde logo porque a vacinação é gratuita, não necessita de receita e pode ser tomada numa farmácia comunitária, na do bairro de cada utente.


Será assim para todas as pessoas a partir dos 60 anos. "A única exceção é para aquelas que ainda não tenham o esquema vacinal contra a covid-19 completo", diz Ricardo Santos, explicando: "É isto que impõe a norma da Direção-Geral da Saúde, que quem estiver nesta faixa etária e nunca foi vacinado contra a covid tem de ser vacinado num centro de saúde. Não é por qualquer questão de segurança relativa às farmácias, mas apenas para se respeitar a orientação".