10.5.07

1400 em risco de exclusão social

Helena Simão, in Jornal de Notícias

Mais de metade das crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 19 anos, do concelho de Porto de Mós, apresentam situações consideradas problemáticas, que podem estar relacionadas com dificuldade de aprendizagem, perturbações do desenvolvimento, situação de risco ou exclusão social. Num universo de 2321 alunos, o projecto social "Porto de Mimós" sinalizou 1406 casos. O trabalho, em curso desde Maio do ano passado, foi um dos nove apresentados ontem no decorrer da segunda mostra de projectos sociais do distrito de Leiria.

Artur Correia, coordenador do "Porto de Mimós", salienta que "a intervenção ao nível da promoção da saúde e prevenção de risco tem como alvo um grupo de 630 crianças, bem como 231 familiares". Os problemas detectados são os mais variados, desde os emocionais, ao absentismo, passando pelos maus tratos e violência doméstica.

O projecto, financiado pela Segurança Social, está a acompanhar estes casos, através de gabinetes de intervenção psicológica, animação sócio-cultural e intervenção comunitária, repartindo-se por "inúmeras iniciativas que procuram ir de encontro aos gostos do público alvo", esclarece o responsável.

"Escola com Escolhas", foi outro projecto apresentado ontem e está a ser desenvolvido na Escola Secundária Calazans Duarte, na Marinha Grande. Crianças em risco de abandono escolar e vítimas de violência são os destinatários. As acções de sensibilização, sessões interactivas, visitas temáticas e outras iniciativas ao abrigo do projecto têm como alvo um grupo de 208 alunos e 44 famílias.

A mostra foi promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza e pelo Centro de Investigação Identidade e Diversidade do Instituto Politécnico de Leiria.