8.4.09

Valongo/pobreza: Autarquia inicia distribuição de 200 refeições diárias a famílias carenciadas

in Expresso

A Câmara de Valongo inicia quarta-feira a distribuição diária de 200 refeições a famílias carenciadas do concelho, com o objectivo de "minimizar as consequências da crise económica", foi hoje anunciado.

"Considerando o actual contexto económico, marcado pelo aumento do desemprego que atinge um número cada vez maior de famílias", a autarquia está a "implementar medidas de acção social que permitam às famílias minimizar as consequências dessa mesma crise", refre um comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A mais recente medida é o Plano de Emergência de Apoio Alimentar, dirigido a famílias carenciadas através do fornecimento e distribuição de refeições confeccionadas, para o reforço do jantar.

O início desta acção de solidariedade será assinalado quarta-feira na EB1 da Costa em Ermesinde e contará com a presença do presidente da autarquia, o social-democrata Fernando Melo.

De acordo com o texto da autarquia, "esta medida de acção social visa colmatar uma lacuna identificada localmente, complementando os serviços actualmente prestados por Instituições Particulares de Solidariedade Social, que não conseguem suprir, na totalidade, as actuais necessidades das famílias".

De acordo com um levantamento efectuado junto das entidades locais que efectuam apoio alimentar às famílias carenciadas, quer ao nível do Banco Alimentar, quer ao nível do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar para Carenciados (através da AMI), "este apoio é manifestamente insuficiente para fazer face às necessidades alimentares dos núcleos familiares, um vez que, na sua maioria, o apoio é realizado apenas duas vezes no ano".

O Plano de Emergência de Apoio Alimentar estende-se às cinco freguesias do concelho. A distribuição das refeições decorrerá entre as 18:00 e as 20:00, de segunda a sexta-feira.

PM.

Lusa/fim