6.12.10

Alimentos para mais de 100 famílias

Carina Fonseca, in Jornal de Notícias

Além de cabazes, a Legião da Boa Vontade entregou brinquedos a 50 crianças


A Legião da Boa Vontade - Centro Social entregou 102 cabazes com alimentos a famílias carenciadas, ontem, em Coimbra. E não esqueceu as crianças: 50 tiveram direito a brinquedos. As solicitações dispararam, em relação ao ano passado.

"Este ano, houve um acréscimo muito grande de solicitações, sobretudo devido a situações de desemprego. Durante o ano, fomos dando cabazes emergenciais", disse, ao JN, Maria José Pereira, responsável pelo núcleo de Coimbra da Legião da Boa Vontade.

A iniciativa, feita em parceria com as juntas de freguesia de Santa Cruz e Sé Nova, abrange mais de 100 famílias, em grande parte sinalizadas pelas juntas e encaminhadas para a instituição, mas também utentes da mesma. "Tivémos que fazer uma selecção, devido ao aumento que houve", explicou Maria José Pereira.

"O cabaz vai dar muito jeito neste Natal, porque não posso trabalhar, não vejo, sou diabético. O meu trabalho é a diálise". As palavras são de José Augusto dos Santos, de 49 anos, que esteve, ontem, na sessão, na delegação do Instituto Português da Juventude.

Trabalhava na construção civil, mas isso foi antes da doença: "A diabetes comeu-me a vista e os rins".

Antes da entrega de alimentos e brinquedos, houve música, dança e magia, a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, em que se integra o mágico Telmo Melo. Na assistência esteve, também, Alda, de 38 anos. Tem cinco filhos, o marido está desempregado e ela não trabalha para poder tomar conta das crianças. Diz que tem sido a instituição a vesti-la, a ela e às filhas.

"O cabaz vai dar muita ajuda lá em casa", afirmou, por seu lado, Isabel Mateus, de 59 anos, também a braços com um problema de saúde. À instituição agradece as "palavras", não só a comida.