7.12.10

Associações juntam alimentos e roupa para quem precisa

Pedro Vila-Chã, in Jornal Notícias

A proximidade do Natal desperta o espírito solidário. Desde juventudes partidárias a escolas de danças, são inúmeras as manifestações de ajuda aos mais desfavorecidos. Os Alunos de Apolo Braga assinalam a quadra natalícia com a realização da Campanha Solidária de Natal que decorre até dia 18.

A campanha tem como objectivo a recolha de alimentos, roupas e brinquedos para distribuir por famílias necessitadas que estão já sinalizadas pela Associação Vicentina e conta com o apoio da Junta de Freguesia de S. Vicente que se associou à iniciativa. Os donativos podem ser entregues na sede da Junta de Freguesia de S. Vicente.

A Escola Profissional de Braga tem em curso uma campanha de solidariedade, em apoio à Associação Famílias de Braga para apoio a 16 famílias carenciadas. Até dia 10 decorre a campanha "A SUA SOPA PARA QUEM NÃO A TEM" que consiste num simples gesto - almoçar num dos restaurantes que aderiram a esta campanha (Expositor, Cruz Sobral, Tasquinha, Flor do Sal, T4, Santa Gula, Cozinha da Sé), e oferecer a sua sopa a quem não a tem. Em cada dia da campanha, no respectivo restaurante, estarão presentes duas alunas da EPB. Cada sopa custará 5 euros. No final da campanha de solidariedade, o valor angariado, assim como as sopas oferecidas serão entregues às famílias carenciadas em bens alimentares.

A esperança e a solidariedade foram duas das grandes tónicas da Ceia de Natal que a Junta de Gondizalves organizou para os idosos da freguesia, dando assim corpo a uma iniciativa que já vem de há anos a esta parte.

A Rede Social de Esposende tem em curso a campanha "Um pouco de cada um de nós fará a diferença!" e envolve os Agrupamentos de Escolas, Secundária Henrique Medina, Profissional de Esposende, Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias e dos hipermercados da cidade.
Pelo quinto ano consecutivo, a Juventude Socialista de Fafe promove durante a primeira quinzena de Dezembro a Campanha de Natal "Jovem Solidário - Ajudar continua nas tuas Mãos". Esta campanha tem em vista a minimização de situações de carência social.