in Diário de Notícias
Câmara decidiu apoiar cerca de 60 crianças de famílias carenciadas, fornecendo refeições em duas escolas durante as férias
A autarquia de Setúbal vai abrir nas férias de Natal os refeitórios das escolas de ensino básico do Viso e do Casal das Figueiras, para fornecer refeições a cerca de 60 crianças de famílias carenciadas.
"No período das férias de Natal vamos abrir os refeitórios das escolas do Viso e do Casal das Figueiras para estas crianças que não estão inscritas na Acção Social", informou a presidente, Maria das Dores Meira.
A autarca comunista adiantou que a decisão foi tomada na sequência dos avisos feitos por alguns professores, que alertaram a autarquia para o facto de haver dezenas de crianças com carências alimentares, mas que não estão inscritas na Acção Social.
"Há pais que entendem que, se calhar, com uma sandes ou um bocadinho de pão, aquilo [a fome] disfarça, mas os miúdos têm fome e dão sinais disso", disse, salientando que a autarquia já começou a "reforçar lanches e a dar refeições a crianças que não beneficiam de qualquer comparticipação da DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa)".
De acordo com a autarca da CDU, a necessidade de fornecer refeições a crianças de famílias carenciadas vai obrigar a autarquia a assumir novas responsabilidades na área social, quando ainda está a aguardar que a DREL pague uma "dívida de 270 mil euros, relativa aos apoios para as crianças inscritas na Acção Social".
Maria das Dores Meira referiu ainda que a abertura dos refeitórios surge na sequência dos problemas de desemprego que estão a afectar muitas famílias, às vezes os dois membros do casal, sendo que alguns já antes se encontravam em situação de precariedade.
"Não têm ainda nem rendimento de inserção nem subsídio de desemprego, até porque muitos não têm, sequer, o tempo mínimo necessário para serem 'contemplados'", frisou Maria das Dores Meira.
No bairro social da Bela Vista, onde cerca de 60% da população beneficia do rendimento social de inserção (dados da autarquia), não deverá abrir nenhum refeitório durante as férias de Natal.


