4.12.10

Solidariedade em destaque no Natal do Porto

Por David Pinheiro Silva, in Jornal Público

Ontem acenderam-se as luzes de Natal no Porto. O acto abriu simbolicamente a época natalícia na cidade, que até meados de Janeiro terá a decorrer, em vários espaços, exposições, espectáculos, concertos e iniciativas de solidariedade, uma das principais preocupações assumidas pela Câmara do Porto para este Natal.

Guilhermina Rego, vereadora do Conhecimento e Coesão Social, destacou ontem na apresentação da programação a iniciativa Arca do Natal na estação de S. Bento (entre 6 e 8 de Dezembro), uma exposição e venda de artigos resultantes do trabalho de várias instituições de solidariedade da cidade, com o objectivo de promover o contacto entre estas entidades e a população em geral, e angariar fundos. Outras actividades incluem a oferta de 5 mil doses individuais de aletria ao longo do dia através da iniciativa Alegria com Aletria (dia 10 de Dezembro) na estação de metro da Trindade. A população vai ser convidada a participar na confecção da maior aletria do mundo, pela direcção do chef Manuel de Almeida, num momento que será aproveitado para uma recolha de donativos para a Liga Portuguesa contra o Cancro. O período de festividades conta ainda com a sétima edição da iniciativa Pão para Todos (entre 10 a 13 de Dezembro), junto à Reitoria, onde se vai fabricar pão e chocolate quente para oferecer aos visitantes, enquanto decorrem concertos, teatro, pinturas entre outras animações.

Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer, disse que este ano se tentou "fazer com que o todo fosse maior do que a soma das partes" com um orçamento mais reduzido: corte de 68 por cento relativamente a 2009, gastando no total 150 mil euros. Quanto à programação, o vereador destacou a feira de artesanato Artesanatus"10, na Praça D. João, a dinamização da zona da Ribeira até 12 de Dezembro, o concerto gratuito de Natal apresentado por João Gil nos dias 17 e 18 no Rivoli, e garantiu o tradicional fogo-de-artifício na passagem de ano.