31.1.11

Bruxelas discute aperto da vigilância sob reformas de Portugal e Espanha na sexta-feira

in Diário de Notícias

Bruxelas deverá discutir na sexta-feira um plano alargado de coordenação económica, que poderá incluir um maior controlo e vigilância das reformas económicas de Portugal e Espanha, noticia hoje o jornal britânico Financial Times.

De acordo com a publicação, a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, deverão levar à cimeira de sexta-feira um plano de coordenação económica mais abrangente, onde deverá ser discutido também o futuro próximo de Portugal e Espanha, e alterações ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Citando fontes próximas das negociações, o diário britânico aponta que um grupo de responsáveis, incluindo membros do Fundo Monetário Internacional (FMI), apoiam a opção de levar Portugal a recorrer a apoio financeiro internacional, passando, no caso da Espanha, por uma linha de crédito.

No entanto, o jornal sublinha a resistência dos responsáveis portugueses e espanhóis em aceder a esse apoio, e sublinha que existe um consenso crescente em torno de uma "vigilância mais activa" sobre os dois países, que incluiria ter Bruxelas a vigiar de perto as reformas económicas dos dois países e passar-lhes "selos de aprovação".