26.1.11

Novo método do inquérito ao emprego permitirá poupar 800 mil euros/ano, diz INE

in Jornal de Notícias

A presidente do Instituto Nacional de Estatística afirmou hoje, terça-feira, que o novo método de recolha dos dados para o inquérito ao emprego vai permitir reduzir os custos anuais de 2 milhões de euros para 1,2 milhões de euros.

Alda Carvalho, que está a ser ouvida no Parlamento pelas comissões parlamentares de Trabalho e de Orçamento, sublinhou que esta redução de custos ainda não se está a verificar e que não foi um dos principais objectivos

A líder do INE explicou que esta redução de custos deverá efectivar-se quando este novo método de recolha entrar "em velocidade de cruzeiro".

A redução de custos "ainda não está a ocorrer, pensamos que este ano ainda se vai verificar", afirmou a responsável, acrescentando que "vão ser necessários menos entrevistadores e também despesas com os próprios entrevistadores".

Alda Carvalho sublinhou novamente que a alteração aos métodos foi decidida com base em critérios técnicos, até porque nos últimos anos "não tem havido constrangimentos financeiros sobre a produção de estatísticas oficiais".

As alterações ao método de recolha no inquérito ao emprego, passando da recolha presencial em todas as seis entrevistas necessárias, para entrevista por telefone nas últimas cinco, caso seja a vontade expressa dos entrevistados, entrará em vigor no primeiro inquérito ao emprego relativo ao primeiro trimestre de 2011, que será publicado em Maio.