26.1.11

Ministério da Saúde reduziu défice em 37%

in Jornal de Notícias

O Ministério da Saúde revelou hoje, terça-feira, no Parlamento, que o défice do Serviço Nacional da Saúde foi em 2010 de 212 milhões de euros, registando uma redução de 37% em relação ao ano anterior.

Os números foram apresentados pela ministra da Saúde na Comissão Parlamentar de Saúde, com Ana Jorge a destacar que o SNS poupou 33 milhões de euros com as medidas de contenção da despesa nos últimos meses do ano na área do medicamento.

Segundo as contas do Ministério, em 2009 o saldo do SNS era negativo em 337 milhões de euros e em 2010 foi de menos 212 milhões de euros.

A oposição acusou a ministra e os secretários de Estado da Saúde de falta de credibilidade na apresentação das contas da Saúde.

"Esta equipa da Saúde não tem credibilidade para falar nas contas. Vem tentar enganar-nos com a apresentação [destes dados]. Se não é essa a intenção, então estão a ser enganados", declarou a deputada social-democrata Rosário Águas. "A senhora ministra anda a enganar os portugueses", acrescentou.

Já a deputada do CDS Teresa Caeiro considerou que a Saúde necessita de um orçamento rectificativo e que as contas que têm sido apresentadas estão erradas.

A deputada adiantou que, segundo as suas contas, a dívida do SNS é actualmente de 4,5 mil milhões de euros.

Em resposta, o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, disse que as contas da deputada são "completamente incompreensíveis" e que "não têm qualquer correspondência com a realidade".