2.3.15

Refeições das Cozinhas Económicas de Coimbra duplicaram

in Notícias ao Minuto

As refeições servidas pela Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), em Coimbra, destinadas a pessoas com dificuldades económicas, duplicaram entre 2010 e 2014, disse hoje a instituição.

Segundo dados provisórios, a ACERSI registou 150 mil refeições em 2014 - representando quase o dobro de 2010, em que foram servidas 76 mil refeições -, um aumento de 11% relativamente a 2013.

O aumento "acentuado" de refeições deve-se "à crise", observando-se pessoas "a acorrerem" às cantinas sociais da ACERSI "que não se viam habitualmente na instituição", disse à agência Lusa o vice-presidente da associação, Leite da Silva.

Segundo o dirigente, "há cada vez mais pessoas à procura de uma refeição quente", tendo o "tipo de pobreza mudado".

"Dantes era a pobreza crónica", agora veem-se pessoas que tinham trabalho e ficaram no desemprego, referiu, constatando que se "nota uma tendência" de aumento de "jovens e de pessoas com 40 a 50 anos" a utilizar os serviços da ACERSI.

"São novos pobres. Pessoas que tinham e deixaram de ter e agora socorrem-se deste tipo de serviço para suprir algumas dificuldades", explanou.

Face a este aumento da procura da ACERSI e devido "ao lema da casa de procurar dar resposta a todos", "é muito importante os contributos das pessoas" para que a associação possa continuar o seu trabalho, frisou Leite da Silva.

O vice-presidente da ACERSI considerou ser fundamental o apoio das pessoas, através de donativos ou da consignação do seu IRS.

A situação financeira, de momento, "é estável, mas há sempre o desejo de se consolidar a estabilidade", afirmou.

A ACERSI foi fundada em 1933, tendo, para além do refeitório social, um centro de dia que apoia 65 idosos e um serviço de apoio domiciliário que de momento presta cuidados de higienização e alimentares a 20 idosos ou utentes com dificuldades de mobilidade.