Miguel Fernandes Luís, in "Dnotícias"
Comandante faz apelo em dia de aniversário da corporação.
Os Bombeiros de Santana estão com “muita falta de jovens para o serviço de voluntariado”, particularmente para assegurar o serviço no período nocturno. Por isso, o comandante José António Freitas fez hoje um apelo aos jovens para que se inscrevam num curso de formação que deve abrir em Janeiro.
“Nós já fomos 69 bombeiros e neste momento andamos com 40 bombeiros. Há essa necessidade urgente. Queremos mais bombeiros. Neste momento precisamos de mais bombeiros voluntários”, disse o comandante, à margem das comemorações do 26.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Santana e do 31.º aniversário da Associação Humanitária que dirige a corporação. A cerimónia, que decorreu no quartel local, contou com a participação do presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Luís Neri, e do presidente da Câmara Municipal de Santana, Teófilo Cunha.
O presidente da Câmara reconheceu que “faltam 2 ou 3 novos profissionais para o quartel” e anunciou que a autarquia está disposta a aumentar o apoio financeiro que dá mensalmente aos bombeiros mas apenas se o Governo Regional também o fizer. “Quando o Governo o fizer, no dia a seguir nós faremos da mesma forma e em igual montante”, prometeu.
Teófilo Cunha destacou ainda a importância da corporação, que “neste momento é o único serviço que cumpre as 24 horas de prontidão permanente” numa missão que visa proteger vidas e bens. Teófilo Cunha elogiou o desempenho da actual direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santana, presidida por Martinho Freitas, designadamente na “recuperação financeira” da instituição, o que lhe permitiu “apresentar contas limpas e transparentes”.


