Rui de Lemos, in "Diário do Minho"
Cabeceiras troca pinheiros por brinquedos e alimentos para crianças carenciadas A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a oferecer um pinheiro em troca de brinquedos, material didático e bens alimentares para crianças carenciadas. Trata-se de uma iniciativa solidária a que se juntam muitas outras nesta época natalícia.
Uma árvore de Natal por um presente para uma criança carenciada. Esta é a proposta lançada pelo Município de Cabeceiras de Basto, Banco Local de Voluntariado, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Régie Cooperativa Basto Vida e Gabinete Técnico-Florestal aos cabeceirenses. A campanha solidária começou no início do mês e aceita a oferta de brinquedos, livros, jogos didáticos, papas, fraldas, leite, entre outros géneros. «Queremos associar a oferta dos pinheiros de Natal a uma causa solidária, desafiando os cabeceirenses a oferecerem um brinquedo, material didático e bens alimentares para crianças mais desfavorecidas do concelho», suportou Isabel Coutinho, vereadora da cultura e desporto, ontem, na apresentação do vasto programa de iniPraça da República promete ser “lugar mágico” neste Natal Região Queremos mostrar, ao longo desta época festiva, o melhor de Cabeceiras de Basto e o nosso lado mais solidário. FRANCISCO ALVES Queremos associar a toda esta campanha uma mensagem de cidadania, tolerância e solidariedade humana. ISABEL COUTINHO DM ciativas que o Município elaborou para assinalar a época festiva. Os bens solicitados resultam de uma necessidade identificada no terreno pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e outras IPSS do concelho. A iniciativa solidária “uma árvore de Natal por um presente” pretende contribuir para que as crianças mais carenciadas do concelho possam ter uma época natalícia mais feliz, mas também valorizando a proteção ambiental, evitando que os populares cortem pinheiros na floresta de forma desordenada. «Temos mais de 200 pinheiros para oferecer e a campanha dura, pelo menos, até se acabarem as árvores que temos para oferta, mas também temos muita gente que leva um pinheiro e deixa várias ofertas», contabilizou Isabel Coutinho. A ação começou no iníCAMPANHA DM cio deste mês e todos os brinquedos, bens alimentares e material angariado serão entregues às crianças desfavorecidas através da CPCJ e das instituições de solidariedade social do concelho. «Com esta iniciativa esperamos chegar a cerca de 300 a 400 crianças, contribuindo para que tenham um Natal mais feliz», apontou a autarca. De igual modo, o Lions Club também está a replicar a iniciativa, com o mesmo propósito.
Paralelamente, o Município de Cabeceiras de Basto vai entregar, entre 15 e 21 deste mês, cerca de 500 cabazes de Natal a outras tantas famílias carenciadas do concelho, assegurando que chegará à sua mesa um vasto conjunto de bens essenciais e típicos da gastronomia natalícia. «Esta é uma época especial, que nos toca a todos e nos sensibiliza. Por isso, promovemos esta e muitas outras iniciativas para efetivamente tornar Cabeceiras de Basto num lugar mágico ao longo destes dias», resumiu o presidente da Câmara, Francisco Alves. “Cabeceiras de Basto, um lugar mágico” é o slogan adotado pelo Município para um vasto conjunto de ações de solidariedade e animação de rua, que tiveram início no passado dia 1 deste mês e se prolongam até 23 de dezembro. Hoje, no âmbito do programa, a Praça da República vai receber a chegada do Pai Natal, a partir das 16h00, seguindo-se a inauguração da iluminação e árvore de Natal que decora o centro da vila. Ontem, um grupo de crianças dos jardins de infância decorou todas as árvores da praça com enfeites criativos, emprestando mais «colorido e calor humano» à época festiva. Naquele programa, merece, ainda destaque, a realização do Mercadinho de Natal, com produtos da terra e vendas solidárias, que decorrerá nos dias 19 e 20, na Praça da República, com muita animação e surpresas. Ainda no que respeita à animação, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos vai ser palco, no dia 19, de um concerto de canto gregoriano e, no dia 20, de um concerto de Natal pela Banda Cabeceirense.