Teresa Marques Costa, in "Correio do Minho"
Nos últimos dois anos, duplicou o número de voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado (BLV) de Braga. A revelação foi feita ontem pela coordenadora, Amélia Pereira, à margem da iniciativa que comemorou o Dia Internacional do Voluntariado, em Braga.
O BLV de Braga tem, actualmente, 2100 voluntários inscritos e estão quase todos no terreno, afirmou Amélia Pereira.
E se há mais voluntários a disponibilizar o seu tempo para ajudar os outros, aumentou também o número de instituições a abrir as suas portas ao voluntariado.
Eram 88 entidades em Setembro de 2013 e são agora 129, apontou a coordenadora do BLV que reconhece que “as instituições precisam cada vez mais de voluntários e também estão cada vez mais sensíveis a alterar as suas práticas para ir de encontro às necessidades dos seus utentes”.
O trabalho realizado pelo BLV de Braga foi enaltecido pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, que ontem fez questão de se associar à comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, realçando que ele “tem sido espaço de excelência na dinamização dos bracarenses para o voluntariado”.
Também o edil louvou o facto de haver “cada vez mais pessoas a aderir ao BLV e a envolveremse nos seus projectos”.
Considerando o voluntariado como a “exaltação do que de melhor existe em nós”, Ricardo Rio defendeu que “seria muito importante estimular, cada vez mais, na nossa sociedade que mais cidadãos possam ser voluntários”.
Para o presidente da Câmara, é importante envolver a juventude porque o voluntariado é também formação para a cidadania.
O voluntariado é também a resposta para a integração de pessoas mais idosas que depois de cessarem a sua actividade profissional têm a “angústia de ocupar o tempo” e podem “devolvêlo à comunidade” em acções de voluntariado, “permitindo que outros possam beber da experiência e saber acumulado ao longo da vida” aponta Ricardo Rio.
Duplicou número de voluntários inscritos no banco local NO DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO, Banco Local de Braga revelou que, em dois anos, duplicou o número de voluntários inscritos. Há também cada vez mais instituições a pedir este apoio.
DR Dia Internacional do Voluntariado ficou marcado pela adesão de mais três empresas ao Banco Local de Braga O trabalho realizado pelo BLV de Braga foi enaltecido pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, que ontem fez questão de se associar à comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, realçando que ele “tem sido espaço de excelência na dinamização dos bracarenses para o voluntariado”.


