1.2.18

Cáritas de Coimbra quer criar ambientes saudáveis e amigáveis

por Notícias de Coimbra

A proposta da Cáritas Diocesana de Coimbra para a chamada das Redes Temáticas da Comissão Europeia para 2018 terminou a votação em 1º lugar, com 111 votos.

A Cáritas de Coimbra, com o apoio da AFEdemy Ltd., apresentou a proposta Smart Healthy Age-Friendly Environments como uma iniciativa estratégica para uma declaração conjunta em 2018.
A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas sobre Redes Temáticas para 2018 que terminou em 16 de novembro.

Dez propostas estiveram em votação até 7 de dezembro, na Plataforma de Política de Saúde da União Europeia. A Comissão tomará a decisão final com base nestes resultados e anunciará as quatro novas redes temáticas selecionadas até ao início de 2018.

A Rede proposta pela Cáritas Coimbra tem como objetivo discutir e facilitar a criação de ambientes saudáveis e amigáveis para todas as idades, através da utilização de novas tecnologias, como uma prioridade para a política de 2018, com vista à produção de uma Declaração de Participação (Join Statement) sobre este assunto.

A revitalização das iniciativas de Envelhecimento Ativo e Saudável (preparando pós-2020) implicará discussões de alto nível entre diferentes grupos, redes, DG, EIPs e até organizações internacionais, compreendendo a interdependência simbiótica dessas matérias com uma Europa Saudável e Competitiva.

Esta Rede Temática pretende criar um alinhamento político de alto nível de todas essas redes e iniciativas para assuntos de envelhecimento. Alinha-se com as prioridades da Saúde da UE na criação de sinergias que irão aumentar a qualidade, a inovação e a sustentabilidade para a implementação de melhores sistemas de saúde e cuidados, crescimento económico e saúde sustentável, em linha com o Projeto de Transformação Digital de Saúde e Cuidados.
A Cáritas de Coimbra aguarda que Comissão Europeia confirme este resultado e a considere imprescindível no contexto das prioridades para 2018.