Rute Barbedo, in Jornal Público
Abusos denunciados por uma associação internacional de sindicatos vão ser investigados, garantem os organizadores
Quatro fabricantes de produtos com a marca dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 foram acusados de impor condições ilegais de trabalho no Sul da China. Os casos são denunciados pela Playfair Alliance, uma associação de grupos ligados ao comércio global e de sindicatos, num relatório divulgado em Londres que acusa as empresas de excessos nos horários laborais, falha nos pagamentos de horas extraordinárias, exploração infantil, salários abaixo do legalmente permitido e más condições de segurança.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 reagiram, prometendo ontem punir qualquer caso de exploração de menores no fabrico de artigos com a marca oficial do evento e ameaçando cancelar contratos com empresas que violem os direitos dos trabalhadores. O Comité da Organização dos Jogos de Pequim diz estar a analisar as informações.
"Envergonha todo o processo em redor dos Jogos Olímpicos que violações tão graves dos padrões internacionais de trabalho aconteçam em fábricas autorizadas pela organização do evento", afirmou em Londres Guy Rider, secretário-geral da Confederação Sindical Internacional.
Ryder disse ainda que o Comité Olímpico Internacional tinha sido avisado de que "falhas nas medidas necessárias em relação aos padrões de trabalho levariam a situações como esta, que prejudicam o nome e a reputação da organização dos Jogos Olímpicos", citou o diário britânico The Guardian.
Nenhum dos membros da chefia ou funcionários das quatro fábricas admitiram qualquer tipo de ilegalidade na produção dos artigos. Contudo, o relatório divulgado também refere que "são dadas instruções à mão-de-obra para mentir aos inspectores sobre ordenados e condições". "Qualquer trabalhador que diga a verdade está sujeito a ser despedido", denuncia o relatório da Playfair. "Os trabalhadores que se demitirem são multados com o salário de um mês pela companhia", acrescenta o documento.
Prevê-se que os Jogos de Pequim sejam os mais rentáveis de sempre, acolhendo cerca de 500 mil visitantes. O Governo quer transmitir uma imagem positiva do país através do evento, dispondo-se, para isso, a investir aproximadamente 40 mil milhões de euros. Os patrocinadores dos Jogos Olímpicos também pretendem aproveitar o acontecimento para aumentar a sua visibilidade no crescente mercado chinês de consumidores.