in Jornal Público
Os portugueses têm um poder de compra 25 por cento inferior à União Europeia a 27, de acordo com as estimativas preliminares referentes a 2006 divulgadas ontem pelo Eurostat, o órgão estatístico da União Europeia.
As estimativas, citadas pelo negócios.pt, são baseadas no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante e é expresso pelo índice de poder de compra standard, que funciona como uma unidade artificial que elimina as diferenças de preços entre os países. Com base no índice de poder de compra standard é possível comprar o mesmo volume de bens e serviços em todos os países.
Considerando a base 100, que é a média da União Europeia a 27, o índice de Portugal situa-se nos 75, ou seja, está 25 por cento abaixo da média. O diferencial face à União Europeia a 25 é ainda maior, com o índice da região a ascender a 104.
Portugal surge, assim, como décimo segundo país com um poder de compra por habitante mais baixo. Este ano Portugal foi ultrapassado por Malta.
O índice de poder de compra standard entre os membros de UE a 27 varia entre 37 e 280, com o país a registar o nível mais baixo a ser a Bulgária e o mais elevado a corresponder ao Luxemburgo.