7.4.09

Cavaco Silva lança "Roteiros III", que reúne as suas intervenções durante o terceiro mandato

Susana Almeida Ribeiro, in Público Última Hora

O Presidente da República lançou o livro que reúne as suas intervenções mais importantes proferidas durante o terceiro ano do seu mandato. A obra, Roteiros III (depois do I e II), está disponível online para download no site da Presidência.

No prefácio do livro, integralmente disponível online, o Presidente da República fala sobre os efeitos da crise económica e financeira internacional, mas também das Regiões Autónomas, dos jovens e das Forças Armadas.

No primeiro capítulo do prefácio (num total de quatro), Cavaco Silva assume que a crise económica, com os subsequentes perigos de desemprego, pobreza e exclusão social, dominou as suas preocupações no terceiro ano de mandato. “O abrandamento da economia portuguesa que se tem vindo a verificar não me surpreendeu excessivamente”, admite o chefe de Estado. “Primeiro, porque se tornou claro, desde o segundo semestre de 2007, que se estava perante uma deterioração acentuada do sistema financeiro internacional, a qual, apesar da sua origem localizada, teria consequências inevitáveis sobre a economia global (...) A segunda razão (...) reside no facto de [a crise] ter chegado quando a economia portuguesa ainda apresentava vulnerabilidades estruturais sérias, conhecidas, de resto, da generalidade dos economistas atentos da realidade do País”, pode ler-se no prefácio.

No final do primeiro capítulo do prefácio, Cavaco recorda ainda que este não é o tempo de querelas partidárias e de distracções com assuntos acessórios. “Quando todos os esforços devem estar centrados na recuperação do atraso económico, no combate ao desemprego e ao risco de pobreza e de exclusão social e na redução das disparidades de rendimento, quando é necessário mobilizar e unir o País para vencer as dificuldades, é de todo incompreensível que a agenda política seja desviada para temas que provocam fracturas na sociedade portuguesa, que dividem os Portugueses e distraem a sua atenção da resolução dos problemas nacionais”, estima o Presidente.

O livro tem 376 páginas, distribuídas ao longo de cinco capítulos e alguns anexos, e reúne as comunicações proferidas por Aníbal Cavaco Silva desde o dia 9 de Março de 2008, bem como dezenas de ilustrações.

De acordo com o site da Presidência da República, o livro teve uma tiragem de 3000 exemplares e foi produzido por métodos amigos do ambiente, certificados pelo Forest Stewardship Council.