24.2.07

Clima fará cimeira de Março "histórica", diz Barroso

Ricardo Garcia, in Jornal Público

A próxima cimeira de líderes europeus, em Março, poderá ser "um momento histórico", se aprovar a es-tratégia energética proposta pela Comissão Europeia em Janeiro. Esta é a opinião do presidente da Comissão, Durão Barroso, para quem uma decisão favorável pode até facilitar as discussões sobre o futuro institucional da União Europeia.

A Comissão propôs metas ambiciosas para o sector da energia, como o compromisso unilateral da UE de reduzir em 20 por cento, até 2020, as suas emissões de gases que alteram o clima. "Aquilo que vamos ou não vamos decidir nos dias 8 e 9 de Março vai ter um impacto - não apenas sobre a Europa, mas sobre o mundo - que ficará registado na história", disse Barroso num encontro com jornalistas, ontem, em Lisboa. Segundo disse, um acordo sobreo clima pode ter um papel suplementar na discussão sobre a Constituição Europeia. O tema estará na agen-da das comemorações dos 50 anos da UE, também em Março, quando sedeseja aprovar uma declaração comos princípios norteadores do futuro.

"Se os líderes europeus mostrarem a 8 e 9 de Março que são capazes de chegar a decisões importantes numa questão tão sensível como a da energia e do clima, então está criado um ambiente muito melhor para chegarmos a uma declaração motivadora e abrangente, que esperamos assinar no dia 25 de Março em Berlim, para chegar ao fim da presidência alemã com um roteiro e um quadro de referência para a resolução da questão institucional na Europa", disse Barroso.