28.2.07

Milhões de crianças são vítima de exploração

in Jornal de Notícias

Cerca de 200 mil crianças morrem anualmente em conflitos bélicos, mais de 400 milhões são alvo de exploração laboral, dois milhões são vítimas de tráfico sexual e igual número sofre mutilações.

Estes números, que constam de um estudo da responsabilidade do Centro Rainha Sofia, serão analisados no final desta semana, em Valência, no Fórum Internacional "Infância e Violência". Anualmente, dois milhões de crianças, a maioria raparigas entre os cinco e os 15 anos, são exploradas com fins sexuais, sendo quase todas vendidas ou entregues para adopção pelos próprios pais, indica o estudo.

Crianças soldado

Os conflitos armados continuam, entretanto, a ser o principal palco de violência infantil, com mais de 200 mil crianças assassinadas e mais de 600 mil feridas, das quais seis mil mortas por minas anti-pessoais. Por cada militar que morre, há, em média, nove vítimas civis, a maioria mulheres e crianças. Os conflitos armados deixam ainda, anualmente, uma média de 3,5 milhões de crianças refugiadas e deslocadas. Quanto às crianças-soldado, estima-se que atinjam as 300 mil nos conflitos em curso em vários continentes. A nível laboral, as estimativas apontam para que sejam exploradas mais de 400 milhões de crianças, em muitos casos com menos de dez anos, metade das quais a realizar trabalhos perigosos. Os maus-tratos de menores no seio familiar aumentaram 150 por cento nos últimos anos, com os jovens entre os 16 e os 17 anos a serem os mais afectados.