22.2.07

Lisboa: Observatório da pobreza na cidade apresentado amanhã

in Diário Digital

Um novo observatório da pobreza em Lisboa vai ser apresentado sexta-feira, comprometendo-se a conhecer de forma inovadora as condições precárias de vida «a partir das próprias pessoas», disse à Agência Lusa o seu coordenador, Sérgio Aires.

O Observatório de Luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa surge através de uma parceria entre a secção portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Sérgio Aires explicou que o trabalho do Observatório será conhecer «os problemas a partir das próprias pessoas» e com os dados recolhidos «despoletar novas políticas e melhorar as já existentes».

«A forma de conhecer os problemas tem que ser nova, conhecendo todos os actores no terreno e com uma observação sistematizada», disse.

Sérgio Aires destacou a preocupação com a pobreza extrema e, num âmbito mais vasto, a exclusão social e a descriminação.

Para já, como «experiência-piloto», o Observatório vai funcionar com «recursos mínimos», com coordenador e um técnico da Rede Europeia Anti-Pobreza.

Em Outubro, num seminário internacional a agendar, será revelado o modelo escolhido para o Observatório e os primeiros resultados entretanto obtidos.

Na apresentação de sexta-feira, que decorre nas instalações da Santa Casa em Lisboa, serão ainda apresentados modelos de outros observatórios internacionais que já se encontram a funcionar.

Diário Digital / Lusa