14.9.10

Objetivos do Milénio: 'Promessa histórica' de luta contra a pobreza não pode ficar como 'mera declaração' - Maria Barroso

in Correio do Minho

A Pro Dignitate realiza na quarta feira uma conferência para “chamar a atenção sobre os objetivos do milénio”, para que “não passem de uma mera declaração”, lembrou a presidente da associação, Maria Barroso.

Poucos dias antes da Cimeira do Milénio, que se realiza em Nova Iorque entre 20 e 22 de setembro, a Pro Dignitate junta especialistas num encontro em Lisboa para analisar o que ainda falta fazer do programa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), definidos em 2000 por todos os países membros da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Declaração do Milénio foi assim assinada em 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países que se comprometeram a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que deverão estar concretizados em 2015.

Em entrevista à agências Lusa, a presidente da associação Pro Dignitate, Maria Barroso, defendeu que “a promessa histórica” feita pelos líderes da ONU para combater a pobrez a tem de ser posta em prática.

Maria Barroso lembrou que a crise mundial levou a uma redução das verbas de alguns programas e que por isso é preciso estar atento para que as “urgentes e indispensáveis” decisões tomadas em 2000 “não passem de uma mera declaração”.

“Já temos alguma coisa feita, mas não está tudo”, alertou Maria Barroso, explicando que o evento agora organizado pela Pro Dignitate foi realizado a pedido de Mafalda Tello, 'que é representante da ONU em Bruxelas e pretende chamar a atenção sobre esses objetivos”.

A conferência vai contar com a presença da fundadora da Associação das Nações Unidas e professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Mónica Ferro, que se vai debruçar sobre a cimeira da ONU e o relatório anual sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

O ex-secretário de estado da economia Vítor Ramalho vai falar sobre a crise e as suas consequências na pobreza.

A conferência “Objetivos de Desenvolvimento do Milénio: É preciso cumprir a promessa” termina com a apresentação de Mafalda Tello, do centro regional de informação das Nações Unidas.