21.9.10

Ban Ki-Moon diz que Objectivos do Milénio podem ser atingidos

in Jornal de Notícias

Secretário-geral da ONU apelou aos líderes mundiais reunidos em Nova Iorque para utilizarem o seu poder para garantir a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, e assim ajudar os mais pobres do mundo.

Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo iniciaram hoje, segunda-feira, uma reunião de três dias na sede da ONU, em Nova Iorque, para renovar e acelerar a promessa que fizeram na cimeira do Milénio, onde foram estabelecidos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), cujo principal componente é reduzir a pobreza extrema no mundo para metade até 2015.

Na abertura da conferência, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, destacou que, apesar dos reveses provocados pela crise económica e financeira internacional na percussão dos OMD, estes ainda "são realizáveis".

"O relógio está a correr e ainda há muito a fazer. Temos de enviar uma poderosa mensagem de esperança" e cumprir "a nossa promessa", destacou o secretário-geral da ONU.

"Temos de alcançar os Objectivos do Milénio. Queremos alcançá-los. E podemos alcançá-los", afirmou, por sua vez, o presidente da 65º Assembleia Geral das Nações Unidas, o suíço Joseph Deiss, que também discursou na abertura do encontro.

A Declaração do Milénio foi assinada em 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países, que se comprometeram a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.