21.9.10

Cerca de 14 mil instituições recebem dinheiro do Orçamento do Estado

in Jornal de Notícias

Cerca de 14 mil instituições recebem dinheiro do Orçamento do Estado, de acordo com as contas do economista João Cantiga Esteves, que defendeu ser preciso dar sinais de que a situação é séria.

Durante o debate promovido pela Ordem dos Economistas que decorre hoje em Lisboa, para debater o caderno de encargos do próximo orçamento, Cantiga Esteves surpreendeu a sala com um grande bloco de folhas com um sumário das instituições que integram o orçamento.

"Existem cerca de 14 mil instituições que estão no orçamento do Estado. 13.740 entidades que recebem dinheiros públicos", afirmou o economista, explicando que segundo os seus cálculos existem no perímetro do orçamento 356 institutos públicos e 639 fundações.

Segundo os cálculos que apresentou, existem ainda 343 empresas públicas e 87 Parcerias Público Privadas (PPP).

O economista defendeu que o próximo Orçamento do Estado deve assim dar sinais de emergência, desde logo na forma, reduzindo o tamanha e o número de instituições ligadas ao Estado e simplificando o próprio documento.

Cantigas Esteves considerou também que "a receita está um pouco esgotada como solução" para resolver o problema das contas públicas, até porque a carga fiscal já é elevada.

"Não há margem de manobra do lado da receita", disse.

O economista considerou ainda que a mensagem política a passar é que "neste momento, investimento (deve ser) zero".

"Já construímos o que tínhamos a construir, agora rentabilizem. Mostrem o que valem com aquilo que foi feito", concluiu.