23.9.10

Ministra assume que desemprego se manterá

por Eva Cabral, in Diário de Notícias

Helena André, que tem a pasta do Trabalho, assumiu no Parlamento que a taxa de desemprego vai continuar alta no curto prazo


O líder parlamentar do Bloco, José Manuel Pureza, acusou ontem o PS e o PSD de praticarem a exclusão de apoios aos mais fracos como uma "inevitabilidade orçamental".

Falando numa interpelação da sua bancada ao Governo, centrada na "problemática do emprego e situação social", o líder dos deputados bloquistas referiu que "a vida não são só palavras e, neste caso concreto, as palavras são biombos da realidade".

Segundo disse Pureza, PSD e PS "rivalizam no amor ao Estado social, mas na realidade unem-se bem unidos para o fragilizar".

Já a ministra do Trabalho, Helena André, traçou um cenário difícil quanto ao desemprego em Portugal, apontando-o como "o principal problema social" e antevendo que os números "não vão inverter-se" a breve prazo. A ministra recusou, no entanto, responder a questões colocadas pelo BE, que incentivavam o Executivo a repor algumas das medidas de apoio ao desemprego que cortou com o PEC II .

O debate ficou ainda marcado pelo facto de o PSD e CDS-PP terem questionado a ministra do Trabalho e da Segurança Social sobre se o Governo vai reavaliar o Código Contributivo, com o líder parlamentar democrata-cristão a acusar o Executivo de "despedir por edital". Almeida Henriques, vice-presidente da bancada do PSD, deixou ainda uma crítica ao funcionamento actual dos centros de emprego, afirmando que "deixaram de visitar empresas" e de promover, no terreno, o encontro entre a oferta e a procura.