28.9.10

Ciganos fora da escola

Miguel Marujo, in Fátima Missionária

Pelo menos 50 por cento dos miúdos de etnia cigana não completam a sua educação básica. Apesar dos esforços para contrariar estes factos


Estima-se que 50 por cento das crianças de etnia cigana na Europa não completem a sua educação básica, apesar dos esforços para expandir e melhorar a educação para estas crianças de uma comunidade que é a maior minoria étnica no continente europeu. A estimativa consta num relatório sobre a educação infantil revelado esta segunda-feira.

Os dados sobre as crianças de etnia cigana estão incluídos no relatório sobre Educação pré-escolar na Europa e América do Norte, apresentado na primeira Conferência Mundial de Puericultura e Educação, que decorre em Moscovo até quarta-feira.

O documento é um dos cinco relatórios regionais sobre Puericultura e Educação preparados para a conferência, numa organização conjunta da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Rússia e da cidade de Moscovo, e num momento em que a polémica se instalou na Europa com a expulsão de ciganos de origem romena ordenada pelas autoridades francesas.