23.9.10

ONU anuncia 30 mil milhões para crianças e mulheres

in Jornal de Notícias

16 milhões de vidas salvas até 2015 para cumprir Objectivos do Milénio


A ONU anunciou ontem um pacote de 30,05 mil milhões de euros para melhorar a saúde das mulheres e crianças. O objectivo é salvar 16 milhões de pessoas até 2015, mas é também o reconhecimento de que esta área foi aquela que mais fracassou até hoje.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reforçou a ideia de que é preciso apurar a estratégia na área do planeamento familiar para os próximos cinco anos. "Sabemos o que é preciso para salvar mulheres e crianças e sabemos que as mulheres e as crianças são um elemento crucial para atingir os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento (OMD)", afirmou Ban Ki-moon num comunicado difundido ontem, último da conferência da ONU, em Nova Iorque, para rever e acelerar o cumprimento dos objectivos fixados há dez anos, e que incluem a erradicação da fome no mundo, pobreza e desigualdade.

Alice Frad, responsável da Associação para o Planeamento da Família, confirmou, também, que "este anúncio é o reconhecimento que os ODM associados especificamente à área da saúde das mulheres e das crianças são aqueles que estão menos atingidos". Sublinhou que a decisão é "reconhecer que sem um reforço efectivo das verbas disponíveis mundialmente para os programas de saúde materna, de saúde da mulher, de saúde materno-infantil, saúde do recém-nascido, formação de técnicos, e planeamento familiar, dificilmente o Mundo avançará no compromisso".