23.9.10

Braga: Ciganos romenos e portugueses lutam em escola

Secundino Cunha, in Correio da Manhã

Tudo começou à hora de almoço de ontem, quando um romeno de 56 anos agrediu uma aluna da Escola EB 2,3 André Soares, em Braga, que na terça-feira teria tratado mal a sua filha.

Um jovem cigano, aluno da escola, saiu em defesa da colega que estava a ser alvo da ira do romeno, e desferiu-lhe um murro violento, que o deixou a sangrar de um olho, obrigando a tratamento hospitalar.

Em poucos minutos, junto aos portões da escola dezenas de ciganos portugueses e romenos, sobretudo mulheres, envolveram-se em confrontos, obrigando à intervenção da PSP, que teve de usar a força para serenar os ânimos.

O romeno foi transportado pelo INEM para o Hospital e o aluno cigano foi detido pela PSP e levado à esquadra.

Foi uma tarde tensa junto a esta escola do centro da cidade minhota, com os pais dos alunos a manifestarem grande preocupação com os acontecimentos.

"Pelo que vejo, está instalado um clima de conflito entre os ciganos romenos do Fujacal e os ciganos portugueses do Picoto, o que pode gerar situações muito complicadas", disse ao CM José Franqueira, pai de duas jovens que estudam naquela escola.

O conselho executivo da escola prefere, para já, não prestar declarações, mas o CM sabe que a Associação de Pais vai pedir uma reunião urgente para analisar o problema. Entretanto, a PSP vai reforçar a vigilância junto à escola e nas zonas do Fujacal e do Picoto.