in Jornal do Algarve
A campanha arrancou ontem durante a celebração da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, presidida pelo Bispo do Algarve, na Sé de Faro. Manifestação pela paz marcada para 18 de Dezembro em Loulé
“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz!” é o nome da campanha de solidariedade pela qual a Caritas Diocesana do Algarve volta a empenhar esforços em parceria com a Caritas Portuguesa até ao Natal. A iniciativa consiste na venda de velas e fotofóros junto da população. De acordo com as informações divulgadas, 65 por cento da verba angariada irá reverter para o fundo de apoio aos desempregados e vítimas da crise da Diocese do Algarve. Os restantes 35 por cento, das verbas que forem alcançadas com esta iniciativa, vão ser encaminhados para o projeto de luta contra a pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe.
Na nota de divulgação da iniciativa a Diocese do Algarve sublinha a importância da adesão da população a esta iniciativa nesta região particularmente flagelada pelo desemprego.
As velas vão estar à venda por um euros enquanto os fotofóros podem ser adquiridos por 2,5 euros.
Durante a celebração realizada ontem na Sé de Faro, presidida pelo Bispo do Algarve, cada paróquia algarvia que aderiu à campanha recebeu uma oliveira. Trata-se de um símbolo da paz que será plantado em cada paróquia no próximo dia 18.
Na manhã do dia 18, vão ser desenvolvidas diversas atividades por crianças e jovens da catequese, escolas, do Corpo Nacional de Escutas e das Guias de Portugal frente à Câmara Municipal de Loulé.
Este será também o ponto de encontro para a manifestação diocesana pela paz que tem início marcado para as 21h00 e que se dirigirá até à Igreja Matriz onde se realiza um concerto pela paz.
Importa acrescentar que a nível nacional, esta 8ª edição da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto de Paz!” conta com a participação de José Mourinho que dá o seu apoio e a cara no spot publicitário.
Os responsáveis pela campanha lançam ainda um outro desafio a todos os portugueses: acender uma vela na noite de 24 de Dezembro e colocá-la à janela da sua casa.


