in Diário de Notícias
A economia portuguesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano face aos três meses anteriores, em linha com a média da Zona Euro. Mas em relação a igual período de 2009 o aumento de 1,5% ficou abaixo da média dos 16 países (1,9%), segundo os dados divulgados ontem pelo Eurostat, que confirmam os números apresentados pelo INE em 12 de Novembro.
O gabinete de estatística europeu reviu em alta o crescimento homólogo da UE, para 2,2%, face aos 2% avançados antes, mas manteve inalterado o valor de 1,9% para a Zona Euro. O mesmo aconteceu com o crescimento em cadeia, que sobe dos 0,4% apontados anteriormente para 0,5% no conjunto dos 27, mas mantém-se nos 0,4% para a Zona Euro.
Os números do Eurostat colocam Portugal abaixo da média da UE, quer em termos de crescimento homólogo quer face ao trimestre anterior. No primeiro caso, Portugal tem, a par do Chipre, o sexto crescimento mais baixo dos 27, numa lista liderada pela Suécia (6,8%), seguida pela Estónia e Polónia (ambas com 4,7%). Já em relação ao segundo trimestre, Portugal surge empatado na oitava posição com França, atrás da Bulgária (0,3%), Grécia (-1,1%), Espanha (0%), Itália (0,2%), Holanda (-0,1%), Roménia (-0,7%) e Eslovénia (0,3%). Bruxelas refutou, aliás, as críticas do Governo português, na quarta-feira, sobre as suas previsões de crescimento.