30.3.11

Banco Central diz que crise da dívida pode passar da periferia para o centro

in Jornal de Notícias

A zona euro corre o risco de ver a crise de dívida soberana espalhar-se da periferia para o centro, alertou esta quarta-feira Lorenzo Bini Smaghi, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu.

A zona euro "continua a enfrentar diversos riscos sérios", incluindo vulnerabilidades ao nível do financiamento bancário, a possibilidade dos desequilíbrios orçamentais num dos 17 estados-membros da moeda única se espalharem a outros países e ameaças ao crescimento económico, disse Bini Smaghi, num discurso em Moscovo, que o BCE publicou na sua página na Internet.

Na actualidade, a crise de dívida que começou na Grécia está "limitada a um pequeno número de países da zona euro", mas "o potencial contágio a outros países da União Europeia ou da zona euro não é insignificante", acrescentou.

Lorenzo Bini Smaghi disse ainda estar surpreso "com a rapidez com que as lições da crise foram esquecidas".

Com as condições futuras, "que serão tão difíceis quanto nos anos recentes", Bini Smaghi considerou que aos bancos centrais "será exigido que ajam como âncoras de estabilidade monetária e financeira num mundo em rápida mudança".

O mercado espera que o BCE aumente, na próxima semana, a taxa de juro de referência, em 100 pontos base, para controlar o aumento dos preços.