31.3.11

Comissão do Idoso identifica casos de negligência – c/som

Dulce Gabriel, in Jornal do Fundão

A Comissão Municipal de Protecção de Idosos do Fundão continua a receber solicitações para apoiar idosos que “vivem sozinhos ou que são vítimas de negligência” por parte da família.

Quem o diz é a vereadora da acção social na Câmara Municipal do Fundão (CMF) . A autarquia está a realizar um levantamento sobre quantos são e onde os estão os idosos com dificuldades e já identificou “duas dezenas de situações”.

À Comissão de Protecção de Idosos do Fundão começam a chegar cada vez mais “situações de isolamento social, mendicidade, habitação degradada, negligência e maus tratos ou problemas de saúde” de idosos que estão a ser acompanhados. Existem também situações que depois de terem sido encaminhadas para as organizações capazes de resolver esses problemas se traduziram numa melhoria das condições de vida dos idosos que vivem sozinhos A vereadora Alcina Cerdeira considera, “mais preocupantes as situações em que os idosos estão acamados”. Nesse sentido a Comissão Municipal de Protecção de Idosos prepara-se, até, para realizar várias iniciativas de voluntariado que serão dinamizadas pela juventude. “Levar a todas as freguesias do concelho, acções de sensibilização para ajudarem a identificar outros casos de negligência que ainda não estão sinalizados;no caso dos jovens contamos com ele para um simples contacto telefónico ou eventual companhia”, sintetiza a vereadora.

O trabalho da Comissão de Protecção de Idosos é desenvolvido a partir das parcerias que a CMF foi estabelecendo com entidades como os hospitais e centros de saúde. Organismos aos quais os idosos mais isolados recorrem com alguma frequência e que depois são referenciados na Comissão. Dos casos que já foram resolvidos a situação dos idosos foi encaminhada para instituições de solidariedade social estando agora esses idosos institucionalizados.