29.3.11

Operação Census Sénior - GNR identifica 12 mil idosos a viverem sozinhos ou isolados

in Público on-line

A Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu a um levantamento dos idosos que vivem sozinhos ou isolados. A Operação Census Senior identificou mais de 12 mil casos.

Os distritos com um maior número de casos são os de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Porto – mais de mil em cada um. Setúbal é o distrito com menos idosos sozinhos (113). As situações foram sinalizadas pelas entidades competentes, segundo explicou à TSF o major Rogério Cupeto, responsável pelos Programas Especiais da GNR.

“Existe um pouco de tudo. Há situações de carência económica, carência social, carência familiar, há situações graves que foram reportadas. Nós ficámos com o registo do idoso e foi associada a uma coordenada geográfica que, introduzida no Google Earth, conseguimos localizar a residência mais facilmente e mais rapidamente. E o próprio idoso ficou com um contacto telefónico e com o nome do responsável por aquela área”, explicou o responsável, à mesma rádio.

O major salientou também que “há aqui uma partilha e há aqui uma confiança. Esta informação é vital. Pode salvar vidas. E até, numa situação de catástrofe, um incêndio, um terramoto, sabemos quem é que vive naquela residência. É muito importante e é vital”.

O isolamento dos idosos voltou a estar na ordem do dia quanto, em Fevereiro, uma idosa foi encontrada morta em casa ao fim de nove anos dada como desaparecida, tendo inclusivamente a sua casa sido leiloada pelas Finanças. Dias depois deste caso, encontraram-se mais três idosos mortos em casa, ainda que apenas há alguns dias.