29.3.11

Lula da Silva diz que "o FMI não resolve o problema de Portugal"

in Jornal de Notícias

O Fundo Monetário Internacional "não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil", defende o ex-presidente brasileiro Lula da Silva. "Se quiser, a Europa vai encontrar soluções" para os problemas do país, disse, num jantar com José Sócrates, em Lisboa.

"O FMI não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil, como não resolveu outros problemas. Toda a vez que o FMI tentou cuidar das dívidas dos países, o FMI criou mais problemas para os países do que soluções", afirmou o ex-presidente do Brasil.

À margem de um jantar informal com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, esta segunda-feira à noite, em Lisboa, Lula da Silva disse ainda que "a Europa é muito grande" e que, "se a Europa quiser, vai encontrar soluções para Portugal, para a Grécia, para Espanha".

Questionado sobre se o Brasil vai ou não comprar dívida portuguesa, o ex-presidente do Brasil remeteu essa questão para a actual presidente brasileira, Dilma Rousseff, que chega esta terça-feira a Lisboa, mas deixou um recado: "Eu acho que tudo o que devêssemos fazer para ajudar Portugal deveríamos fazer. Acho que Portugal merece essa compreensão do Brasil", afirmou.

No entanto, para Lula da Silva "é importante que [o primeiro-ministro, José] Sócrates e Cavaco Silva, presidente da República, conversem com a presidente do Brasil para ver o que é possível fazer".

Em relação à crise política com que Portugal se debate, o ex-presidente brasileiro disse acreditar que "o povo português terá sabedoria suficiente para resolver o problema da crise política".

"É importante que as pessoas tenham maturidade para compreender as razões da crise económica, detectar correctamente quem é o causador desta crise e sabemos que a atitude mais correta é todo o mundo assumir as responsabilidades para encontrar uma solução para a crise", afirmou Lula da Silva.

Por sua vez, José Sócrates escusou-se a comentar "os assuntos domésticos" de Portugal, afirmando apenas que "os problemas de Portugal resolvem-se com a confiança dos mercados", sublinhando que essa é "a única ajuda de que Portugal precisa" e que é nisso que o país está a trabalhar.

José Sócrates destacou ainda "a excelente relação" de Lula da Silva e do Brasil com Portugal: "O presidente Lula foi um grande amigo do nosso país, que se empenhou desde sempre, desde que iniciou as suas funções [de presidente] em estreitar as relações não apenas políticas, culturais e históricas mas também económicas entre Portugal e o Brasil", afirmou Sócrates.