31.3.11

Castelo Branco lidera distritos com mais idosos a viver sozinhos

Célia Domingues, in Jornal do Fundão

Idanha-a-Nova é o concelho do distrito de Castelo Branco onde se registam “mais casos de isolamento, por ser uma zona envelhecida e com maior área geográfica”, confirma o comandante da GNR, Hélder Almeida

CASTELO Branco é um dos distritos do país onde existem mais idosos isolados. A conclusão é retirada do estudo efectuado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no âmbito do programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, desenvolvido entre 25 de Fevereiro e 25 de Março em todo o território nacional.

O objectivo da campanha intitulada “Operação Censos Sénior” foi efectuar o registo de todos os idosos que vivem em locais isolados ou sozinhos e actualizar os dados já existentes.

Os primeiros resultados da operação Censos Sénior, que terminou na sexta-feira, indicam que mais de 10 mil idosos estão sozinhos ou isolados e que Castelo Branco e Bragança são os distritos onde mais casos foram referenciados, mais de mil pessoas cada.

O levantamento foi feito na área de jurisdição da GNR, que coincide fundamentalmente com o espaço rural, correspondente a cerca de 90 por cento do território nacional. Os dados provisórios já conhecidos, revelam que, também, no distrito da Guarda a situação é preocupante. Muitos dos idosos vivem sozinhos ou estão inseridos em grupos familiares, mas longe de uma localidade.

O concelho de Idanha-a-Nova é aquele que no distrito de Castelo Branco “mais casos de isolamentos regista, por ser um dos concelhos mais envelhecidos do país e com maior área geográfica”, confirma o comandante territorial da GNR, Hélder Almeida.