28.3.11

Dia Nacional de Juventude é hoje - Qualificados mas... desempregados e precários

in O Primeiro de Janeiro

Qualificados mas... desempregados e precários

Quase metade dos jovens tem o ensino secundário ou superior. No entanto, o desemprego e a precaridade são verdadeiros inimigos.

Os jovens são cada vez mais qualificados, mas ao mesmo tempo mais afetados pelo desemprego e pela precariedade: quase metade tem o ensino secundário ou superior e representam cerca de metade dos desempregados. Segundo um estudo da Interjovem, a propósito do Dia Nacional de Juventude, que hoje se comemora, desde 1998 a percentagem de jovens com menos de 35 anos que terminou pelo menos o ensino secundário aumentou 60 por cento, o que contribuiu para que atualmente quase metade dos jovens tenham o ensino secundário ou superior como habilitação.

No entanto, cerca de metade dos desempregados são jovens com menos de 35 anos, que têm uma taxa de desemprego de 15,7 por cento. Para os menores de 25 anos a taxa de desemprego é de 23 por cento.

Esta estrutura da juventude da CGTP considera que o desemprego e a precariedade faz com que grande parte dos jovens portugueses não se autonomize das famílias por falta de condições económicas: quase dois terços dos jovens portugueses entre os 18 e os 34 anos vivem em casa dos pais, embora 60 por cento destes trabalhem (metade com contrato a prazo).
A Interjovem vai assinalar o Dia Nacional da Juventude com a distribuição de documentos e a pintura de um mural no Largo Camões.