29.3.11

Coerência.pt - O Desafio do Desenvolvimento

Fernando Cassola Marques, in Agência Ecclesia

http://coerencia.pt

Uma das grandes tarefas que necessitam dos denominados países desenvolvidos é a luta e combate à pobreza. Através de políticas de desenvolvimento sustentável, mesmo em tempos de “crise económica mundial”, as referidas nações têm uma responsabilidade enorme para contribuir com actos concretos e medidas pró-activas, de erradicação da pobreza. Esta semana, apresentamos um projecto que actua no sentido de promover a “coerência das políticas para o desenvolvimento através da sensibilização e mobilização de decisores políticos, funcionários públicos, ONGD e público em geral, em Portugal, Estónia, República Checa, Holanda e Cabo Verde”.

Com o objectivo de “promover a melhoria da eficiência, da coerência e da visibilidade das políticas externas dos governos e da União Europeia, pretende-se (…), denunciar as incoerências das políticas e propor alternativas de acção, de modo a contribuir para as metas estabelecidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) (…) com o fim último de reduzir a pobreza mundial.”

Ao digitarmos o endereço www.coerencia.pt, encontramos um espaço virtual eminentemente informativo, conforme podemos constatar logo na página inicial. Caso pretenda saber mais acerca deste projecto promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flor, bem como outros que estão a ser implementados na união europeia, tendo por base os ODM, basta clicar em “coerência”. Em “monitorização”, temos uma ideia interessante e na qual assenta em parte este projecto, que passa por analisar as “políticas implementadas pelo ciclo parlamentar nacional e europeu e aferir se são coerentes com os princípios defendidos em acordos e parcerias Internacionais delineados com os países em desenvolvimento”. Assim, “de cada vez que um parlamentar levar a cabo uma acção considerada positiva em termos da coerência das políticas para o desenvolvimento, esta será divulgada online e terá direito a uma ‘estrela’”. Na opção “casos”, são apresentados todos os estudos de caso para serem divulgados e analisados por todos os interessados, onde, com exemplos concretos são publicitadas práticas coerentes e efectivas que vão de encontro aos objectivos traçados. Por último em “recursos”, dispomos de um manancial de conteúdos que têm por base às linhas que norteiam este projecto.

“Eis uma boa oportunidade de pormos coerentemente em prática a nossa cidadania participativa”.