28.3.11

Valor das casas avaliadas pelos bancos cai 2,8 por cento em Fevereiro

Por Raquel Martins, in Público on-line

A avaliação feita pelos bancos aos apartamentos e moradias em Fevereiro fixou-se nos 1139 euros por metro quadrado. Este valor representa uma quebra de 2,8 por cento em relação ao ano passado e um ligeiro aumento face a Janeiro.

Avaliação dos apartamentos foi a mais penalizada.

O inquérito à avaliação bancária na habitação feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que a quebra anual afectou sobretudo as regiões de Lisboa (-3,2 por cento), do Norte e do Centro (ambas com -2,8 por cento). Os Açores e a Madeira foram as únicas regiões a registar uma variação positiva.

Apesar da quebra anual das avaliações feitas pelos bancos antes de concederem crédito à habitação aos seus clientes, o mês de Fevereiro registou um ligeiro acréscimo, de 0,5 por cento, que se traduziu num aumento de seis euros.

Na análise ao segmento dos apartamentos, o INE conclui que o valor médio de avaliação dos apartamentos chegou aos 1203 euros por mero quadrado, uma redução de 3,9 por cento em comparação com o período homólogo. O Norte destacou-se com o decréscimo mais intenso (-5 por cento), enquanto os Açores registaram a variação mais elevada (9,2 por cento). Face a Janeiro, a avaliação subiu 0,3 por cento.

Nas moradias, a avaliação bancária fixou-se nos 1.034 euros por metro quadrado, ou seja, um aumento de 0,6 por cento face ao mesmo mês de 2010 e de 0,8 por cento face a Janeiro.