28.3.11

«Ser solidário, ser voluntário»

Vera Luza, in Jornal da Madeira

Ao todo foram 604 os participantes no primeiro encontro diocesano de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do I Ciclo, realizado ontem à tarde na Escola Salesiana, com o tema «Ser solidário, ser voluntário com o coração».

D. António Carrilho presidiu à abertura, em clima de enorme festa, tendo deixado uma mensagem de interiorização pela causa da solidariedade, em termos adequados, com as características do viver cristão. «Como Jesus, vamos ajudar os outros com grande coração», apelou.
«Se interiorizarmos esta mensagem tocamos algo fundamental na vida humana e social, colocamos a vida a crescer com o sentido da entreajuda», afirmou depois aos jornalistas.
Solicitado a comentar a «solidariedade só para ficar na fotografia», o Bispo do Funchal explicou que «quando a solidariedade é verdadeira» não se exibe; «e se alguém tem a tentação da solidariedade nesse sentido, falta-lhe o fundamental, porque lhe falta a alma; só o coração é que dá sentido à solidariedade porque leva à dimensão do amor-caridade e é essa que anunciamos», sublinhou.
«O bem -comum», por outro lado, deve responsabilizar «todas as acções, sejam sociais ou políticas, de acordo com a Doutrina Social da Igreja», acrescentou.
Na abertura do evento falaram também o Pe. Eusébio Castro, Director da Escola Salesiana do Funchal; e o dr. Rui Anacleto, Director Regional de Educação que enalteceu a identidade da escola privada (ver destaque nesta página).
Refira-se ainda a presença do Vigário-Geral da Diocese, cónego Fiel Sousa, e do Pe. António Estêvão Fernandes, entre muitos outros convidados, professores e responsáveis pela iniciativa.

Hino e actividades marcam encontro

O encontro de EMRC do primeiro ciclo ficou marcado por várias realizações, desde uma «dança criativa», pelos alunos da Escola Básica, com Pré-Escolar, da Camacha; passando pela peça de teatro «À procura do voluntariado», escrita e interpretada por alunos do 4.º ano do Colégio de Apresentação de Maria; até à apresentação do Hino «Sere solidário, ser voluntário com o coração», com letra e música de Marta Pereira, da Equipa Pastoral do Colégio Salesiano Oficinas de São José, em Lisboa.