30.3.11

Porto: Voluntariado entusiasma universidade

in Agência Ecclesia

Núcleo de Voluntariado da Universidade Católica do Porto reúne cerca de 200 participantes, no apoio aos mais desfavorecidos


O núcleo de voluntariado da Universidade Católica do Porto é um exemplo de sucesso no apoio à comunidade, com projectos que vão desde a educação infantil ao desenvolvimento de actividades lúdicas para idosos.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelos serviços de comunicação da UCP, “a Católica Solidária – CASO conta já com cerca de duas centenas de voluntários e é dinamizada por alunos, docentes, funcionários e antigos estudantes”.

Tem como objectivos “promover o voluntariado na comunidade académica”, ajudando os outros, “mudando uma sociedade marcada pelo individualismo”.

Criado em 2002, este núcleo tem-se associado a diversas instituições sociais, na criação de serviços adequados para os mais desfavorecidos, nas diversas faixas etárias.

Assim, foi criada uma “Bolha das Crianças”, onde os voluntários acompanham os mais novos em jardins-de-infância, centros de ocupação de tempos livres e escolas públicas, e levam animação a crianças hospitalizadas.

Para os mais velhos, temos a “Bolha dos mais Crescidos”, onde se desenvolvem “actividades lúdicas e recreativas”; e a “Bolha Vidas Especiais”, que dá apoio a adultos com problemas mentais.

A acção da CASO concretiza-se ainda no auxílio aos sem-abrigo e na colaboração em diversas campanhas de recolha de alimentos, colaborando para isso com organizações como o “Banco Alimentar contra a Fome”.